Avast anti virús free

  

 

Google Chrome

 

Mozilla Firefox 20.0.1

Mozilla Firefox

WinRAR

Ares Galaxy

CCleaner

Faça seu download com segurança este site foi criado pensando em ajudar a você

Photo Scape 

 

ATube Catcher

Sua marca registrada...

                     

HDinfo sua escolha inteligente...

Internet - Um vício que cresce 

O número de usuários da Internet cresce a cada dia que passa. Segundo estimativas, existem aproximadamente 200 milhões de internautas espalha dos pelo planeta, comprovando que a rede mundial de computadores tornou se uma mania. Mas alguns especialistas alertam: o uso excessivo da Internet causa dependência e, assim como o álcool e as drogas, podem afastar os usuários do convívio social. Várias pesquisas comprovam que o número de vicia dos em Internet também aumenta.

A mais recente delas, realizada pelo psicólogo americano David Greenfield neste ano, constatou que 12 milhões de internautas, o que corresponde a 6% do total de usuários no mundo, são vicia dos em Internet. O psicólogo entrevistou 17.251 internautas, abordando, entre outras questões, se eles usavam a rede para esquecer de algum problema. Quem respondeu "sim" para cinco das dez perguntas da pesquisa foi considerado um viciado.

A psicóloga americana Kimberly S. Young é pioneira no estudo de comportamento na Internet, realizando pesquisas sobre os viciados cibernéticos desde 1996. Assim como David, Kimberly iniciou seus estudos utilizando um questionário com sete perguntas. Se o internauta respondesse "sim" a pelo menos três delas, era enquadrado como dependente da Internet. Com o passar dos anos, a psicóloga mudou os critérios da pesquisa: o usuário da Internet será considerado um ciberde pendente se responder afirmativamente a cinco de oito questões.

"As pesquisas retratam um momento histórico, que pode ser modificado", afirma o psicólogo Oliver Zancul Prado, de 24 anos. Utilizando os critérios atuais de Kimberly, Oliver realizou uma pesquisa sobre o uso patológico da Internet como trabalho de conclusão do curso de Psicologia da PUC/SP em 1998. Oliver ressalta que quando realizou a pesquisa não tinha o objetivo de validar critérios e porcentagens. "Foi um estudo exploratório, até para ver a viabilidade de uma pesquisa online". O psicólogo acredita que 5% dos internautas brasileiros (250 mil dos cerca de cinco milhões que acessam a Internet no país) são viciados.

Reportagem por GIO MENDES